segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Convite - Debate "A Cinelândia da Tijuca"




O debate A CINELÂNDIA DA TIJUCA acontecerá na próxima quarta-feira, dia 18, às 18h, no Sesc Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 539 - Tijuca - Rio de Janeiro). O evento tem como objetivo discutir com o público a relação entre a Tijuca - bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, que este ano completa 250 anos - e os cinemas de rua que existiram na região por quase todo o século XX, atualmente extintos.

Na mesa estarão Talitha Ferraz (mestre em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ e autora do livro "A Segunda Cinelândia Carioca: cinemas, sociabilidade e memória na Tijuca"), Hernani Heffner (curador da cinemateca do MAM-Rio), Ivo Raposo (fundador da réplica do Metro-Tijuca em Conservatória, Cine Centímetro) e Vinicius Reis (diretor do filme Praça Saens Peña, que estreia em dezembro). Haverá, após o debate, a exibição do filme "Rio de Cinemas".

Como equipamentos coletivos de lazer que promoviam a ocupação profícua do espaço urbano, os cinemas de rua tijucanos desapareceram completamente do cenário, tal como aconteceu nos últimos anos com salas de cinema de rua localizadas em vários bairros do Rio de Janeiro e em demais cidades brasileiras. O fechamento desses locais da espectação cinematográfica ocasionou uma mudança drástica nos hábitos dos moradores e transeuntes da Tijuca, assim como na paisagem urbana de seu ponto central, a Praça Saens Peña, que chegou a ser apelidada, na metade do século XX, de Segunda Cinelândia Carioca, por conta do elevado número de movie palaces e poeirinhas localizados ao seu redor.




Observação: Não haverá venda de livros no dia do debate.


Errata: O filme de Vinicius Reis se chama "Praça Saens Peña" e não "Estação Saens Peña" conforme foi divulgado na filipeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário